O presente livro traz uma análise de duas das principais políticas de ingresso nas instituições de ensino superior brasileiro: a primeira, o Programa Universidade Para Todos (PROUNI) criado no governo do ex-presidente Lula, e a segunda, a Política de Cotas Raciais iniciada em 2001 por uma lei estadual fluminense que se expandiu para todas as universidades federais por meio da Lei n° 12.711/2012. Para realizar o exame de ambas as políticas de ingresso no ensino superior, o autor promove inicialmente um estudo de seus modelos éticos, com o fim de proporcionar à leitora e ao leitor uma melhor compreensão de como eles influem na construção dessas políticas. Paralelamente a essa análise, estabelece-se, também, uma discussão concernentemente aos modelos macroeconômicos de políticas públicas e ao desenvolvimento delas na América Latina, possibilitando o entendimento de como nossas condições históricas, culturais e econômicas as determinam no presente. Por fim, o autor se dedica a abordar as políticas de inclusão recortadas em sua pesquisa. Inicia sua análise pela primeira política de ação afirmativa, que é o PROUNI, destacando seus aspectos positivos e negativos, para, em seguida, estudar os programas de cotas sociais e raciais, com maior ênfase para o segundo modelo, demonstrando como ele será transformador para o ensino superior brasileiro e, principalmente, para a mudança de paradigma existente em nossa sociedade a respeito desta temática.
Código: |
L004-9788544419984 |
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Autor |
Helvécio Damis de Oliveira Cunha |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
368 |
Número de edição |
1 |