O livro Política e gestão da educação superior: acesso e permanência em cursos de licenciaturas da UFT discute a relação entre reforma do Estado, as mudanças no mundo da produção, a reforma educacional brasileira no limiar do século XXI e os impactos para os cursos de licenciaturas na tensão entre a democratização do acesso e a permanência dos estudantes na universidade com vulnerabilidade socioeconômica. Trata-se de reflexão teórico-prática que articula as discussões teóricas originárias de estudos e pesquisas bibliográficas e empíricas: documental e de campo. As mudanças ocorridas na educação superior associam-se às alterações acontecidas no âmbito da ciência, do modelo de produção e reprodução do capital e suas implicações para as reformas do Estado e da educação, que vêm se processando, de forma intensa no Brasil, desde o início de 1990. A universidade pública brasileira faz parte dessa nova sociabilidade produtiva operada por meio da regulação/indução governamental sob a pressão do polo privado-mercantil do Estado e do mercado. Assim, decorre-se a intensificação e precarização do trabalho docente, com impactos para a permanência, com qualidade, dos estudantes na universidade. A cultura produtivista neste início de século XXI tem como materialidade a reforma da educação superior realizada em fatias, materializada, por exemplo, por meio do Programa de Reestruturação das Instituições Federais de Educação Superior (Reuni). A educação é tensionada pela democratização via acesso às Instituições Federais de Educação Superior (Ifes) e pelo viés economicista e produtivista, que distancia as Ifes da perspectiva de educação superior que articula ensino, pesquisa e extensão, criando problemas para a autonomia universitária e a permanência estudantil, bem como reforçando a precarização do trabalho docente. O presente livro contribui com a discussão sobre a política e a gestão da educação superior em tempos de intensificação da lógica neoliberal de regulação social. Tais políticas impactam os cursos de graduação, especialmente aqueles ligados à formação de professores. Entender essa relação é importante para que possamos fazer diagnósticos mais realistas e realizar prognósticos das políticas e ações no âmbito dos cursos de licenciaturas, que articulem o acesso à universidade e a permanência estudantil com qualidade socialmente referenciada.
Código: |
L004-9788547307752 |
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Autor |
Roberto Francisco de Carvalho |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
217 |
Ano de edição |
2017 |
Número de edição |
1 |