• Paulo freire e a escola democrática e popular

A escola pública brasileira, nas últimas décadas, vem sofrendo um processo de intensificação de seu desmonte, seja pela precarização das condições de estudo e trabalho dos seus profissionais e alunos, seja por um aumento do controle do trabalho docente, impulsionados, ambos os fatores, por políticas de orientação neoliberal que convergem para a negação do direito à educação pública, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada. Neste difícil cenário, o livro Paulo Freire e a Escola Democrática e Popular: parâmetros para sistemas educacionais e à educação de jovens e adultos, de Alder de Sousa Dias, cumpre o importante papel de demonstrar, a partir de rigorosa e comprometida investigação, que a opressão nunca se manifesta sem resistência, e que a escola pública tem sido palco não só de alarmantes índices de fracasso, mas também de criativos e mobilizadores projetos crítico-transformadores. Mais especificamente, o livro mapeia o legado educacional de Paulo Freire no contexto escolar amazônico, tendo como foco a Educação de Jovens e Adultos praticada na vigência da Escola Cabana, proposta pedagógica freireana, adotada no sistema municipal de ensino de Belém do Pará durante os anos de 1997 a 2004. Por meio de uma escrita bem fundamentada, objetiva e envolvente, o autor nos estimula a ler a obra por duas razões fundamentais: i) demonstra que o legado de Paulo Freire continua vivo, atual e capaz de orientar políticas educacionais democráticas e populares; ii) realiza um registro histórico de uma iniciativa governamental bem-sucedida que, em suas contradições, ainda tem muito a ensinar para as gerações atuais e futuras de educadores deste país. Prof. Dr. João Colares da Mota Neto Universidade do Estado do Pará Núcleo de Educação Popular Paulo Freire Centro de Documentação e Memória da EJA na Amazônia

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Autor Alder de Sousa Dias
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 206
Número de edição 1

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Paulo freire e a escola democrática e popular