• Para que esse drama? pedagogia do teatro e transversalidade na formação de professores

Esta obra é fruto de uma pesquisa relativa ao drama como método de ensino de teatro e sua articulação com os temas transversais, utilizando-se de estudos teóricos e da própria experiência do autor como professor de Teatro. A noção de experiência discutida por Jorge Larrosa e o debate sobre reprodução proposto por Pierre Bourdieu foram caminhos explorados para refletir, de forma concreta, sobre processo educativo, prática docente e transversalidade no ensino de teatro. Primeiramente, apresenta-se um panorama do teatro-educação no Brasil e da inserção dos temas transversais – pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – no currículo escolar com base nos conteúdos da Arte, especialmente os do Teatro. Por meio de um traçado histórico e pontual do drama – também conhecido na Inglaterra por process drama e drama in Education –, emergiu a análise de uma prática em pesquisa-ação desenvolvida com professores em formação, bem como com aqueles que já atuavam na educação básica. A partir de uma série de episódios concebida por meio da peça A falecida, de Nelson Rodrigues, como pré-texto, os dados coletados e analisados permitiram um olhar mais aprofundado a respeito da articulação desse método de ensino anglo-saxônico com a transversalidade proposta para o currículo brasileiro. Conceitos como experiência, formação e reprodução permeiam toda a fundamentação e análise da pesquisa, bem como aqueles conceitos próprios do drama como método de ensino.

Código: L004-9786558205388
Código de barras: 9786558205388
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,80
Espessura (cm): 0,20
Autor Everton Ribeiro
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 123
Ano de edição 2020
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Para que esse drama? pedagogia do teatro e transversalidade na formação de professores