Decidir a carreira profissional é uma das muitas escolhas que o adolescente enfrenta. Importante e difícil, ela é determinada sobretudo por aspectos inconscientes. Então, vale perguntar: que papel caberia às escolas desempenhar nesse processo? Com base em sua experiência como psicanalista em colégios de São Paulo, a autora observou que a escolha da profissão migrou do ambiente familiar para o escolar. A fim de analisar tal movimento, esse livro aponta algumas alterações socioeconômicas e culturais que concorreram para transformar a orientação vocacional em um projeto psicopedagógico. Se, por um lado, o discurso capitalista, aliado ao da ciência – em sua versão tecnocientificista –, tem legitimado a transferência de responsabilidades que outrora eram das famílias para as instituições de ensino, por outro, vem transformando a educação escolar em mais uma mercadoria disponível ao consumo.
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L004-9788530810443 |
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Autor |
Deborah Bulbarelli Valentini |
Editora |
PAPIRUS EDITORA |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
160 |
Ano de edição |
2013 |
Número de edição |
1 |