O diferencial do rap é a estética contestatória que anuncia e denuncia uma realidade de opressão a ser superada. É o forte apelo de uma linguagem transgressora que traz a condição de um contradiscurso ao vivido, questionando-o.
Quais são suas relações e aproximações com o letramento? Por meio do rap se produz letramento? O rap é letramento? Afinal, o que é letramento?
Essas e outras questões são abordadas nesta obra, a qual abre caminhos para (re)pensar as possibilidades efetivas de enriquecimento do currículo e das práticas relacionadas ao uso social da língua, tanto em sua modalidade escrita como oral, na escola. O rap e o letramento abrem a perspectiva de ressignificação das concepções e dos paradigmas de ensino, sobretudo em tempos de ações educacionais pautadas em uma lógica mais tradicional e conservadora a respeito do funcionamento da linguagem.
Sem escolarizar o rap, a ideia do livro é promover uma discussão que evidencie a potência do gênero como instrumento de fomento do pensamento crítico do aluno, além de propor novos itinerários de aprendizagem que contribuam para auxiliar os jovens a fazer perguntas sobre o mundo que os cerca, entendendo diferentes modos de expressão como oportunidades alternativas na busca da transformação social e da superação da desigualdade.
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L004-9786525023526 |
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Autor |
Ana Claudia Florindo Fernandes |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
183 |
Ano de edição |
2022 |
Número de edição |
1 |