• O professor de matemática no Brasil (1759 – 1879): aspectos históricos

Muitos estudos realizados no Brasil a respeito da formação de professores têm como marco histórico a criação das Escolas Normais e das Universidades e, dentro destas, as Faculdades de Filosofia a partir da década de 30 do século XX. Entretanto, mesmo antes de serem criadas instituições específicas de formação de professores percebe-se a existência de outros mecanismos regulamentando o exercício do magistério e medidas para selecionar aqueles que iriam lecionar nas escolas nos diferentes níveis de ensino. Dentre os aspectos envolvidos na seleção dos professores, está a prática de concursos, presente até os dias de hoje, capaz de revelar quais eram, de fato, as exigências em relação ao conteúdo específico para o exercício do magistério. A análise das provas desses concursos é capaz de desvelar quais as exigências para o exercício do magistério e trazer à tona questões importantes a respeito da concepção da época em relação ao papel do professor, aos conteúdos que deveria ensinar, entre outros aspectos. A partir de pesquisa documental cuidadosa em documentos manuscritos e na legislação da época, este livro reconstitui alguns aspectos da história dos concursos de professores primários e secundários de Matemática no Rio de Janeiro no século XIX, com o intuito de levantar uma discussão acerca da seleção de professores e dos conteúdos exigidos para ocupação desses cargos. Leitura obrigatória para todos que pesquisam a história da educação matemática e a formação e profissionalização de professores no Brasil.

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Autor Flávia dos Santos Soares
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 177
Ano de edição 2016
Número de edição 1

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O professor de matemática no Brasil (1759 – 1879): aspectos históricos