“O potencial educativo do Princípio Responsabilidade para pensar a civilização tecnológica: Uma proposta jonasiana” tem a virtude de trazer Hans Jonas para o campo da educação, que, para a autora “é um campo privilegiado para a análise da construção e a desconstrução dos conhecimentos éticos, já que é por meio do conhecimento que é possível regulamentar e garantir a sobrevivência e a permanência da vida”. Dadas as circunstâncias oriundas dos riscos tecnológicos e seus impactos negativos para o meio ambiente, é imperativo que a reflexão ética, “o sentimento de responsabilidade”, faça parte dos projetos educacionais voltados às urgentes questões socioambientais, com o objetivo de fomentar o questionamento crítico em torno das ambiguidades apresentadas pelo progresso tecnológico e científico, com bem o fez Hans Jonas, expondo sem receio todos os perigos que o acompanham. Uma vez que o destino da humanidade é uma incógnita, pois o futuro permanece aberto e imprevisível, e toda esta incerteza implica na necessidade de saber lidar com o risco e com a precaução, inserir o pensamento jonasiano no campo da educação, como a autora faz com maestria, é um tributo a todos que olham para o futuro pelas lentes do cuidado e da responsabilidade
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Autor |
Cláudia Battestin |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
158 |
Número de edição |
1 |