A sociedade vivencia constantes mudanças históricas, , econômicas, sociais e culturais refletindo na instituição escolar que, ao longo dos anos, absorve a diversidade de sujeitos. A população escolar já não é a mesma! Devido à complexidade, a escola não consegue acomodar todos com suas peculiaridades. Torna-se um espaço fértil para a recorrência da indisciplina, desafiando professores, diretores, coordenadores, alunos e famílias. O livro O dilema da indisciplina escolar e as práticas pedagógicas: um olhar para além da escola analisa, in loco, as percepções de diferentes atores/sujeitos educativos sobre disciplina e indisciplina na escola, evidenciando fatores, causas, consequências, tendências educacionais, práticas pedagógicas, projeto Político Pedagógico e relações interpessoais, elencando possibilidades para a superação do fenômeno na escola. Esta obra é oriunda de inquietações que impulsionaram uma pesquisa duradoura e enriquecida pelos olhares no contexto educacional e fora dele. Também retrata a variabilidade de acepções sobre a indisciplina ora divergentes, ora convergentes. Quem é responsável pela indisciplina escolar? Ela é um dos grandes desafios na formação e na prática pedagógica do professor, que precisa recorrer a novos paradigmas de ensino e aprendizagem, motivando os alunos com práticas pedagógicas ativas. é precípuo evitar a culpabilização e evocar a corresponsabilização de todos, para além do espaço escolar.
Código: |
L004-9788547341909 |
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Autor |
Maria dos Prazeres dos Santos |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
191 |
Ano de edição |
2020 |
Número de edição |
1 |