Na sociedade letrada de hoje, o sucesso acadêmico, o emprego seguro e a autonomia pessoal refletem-se na proficiência em leitura e escrita. Não por acaso, a leitura e a escrita são as habilidades mais básicas da escolaridade. Assim, todas as crianças que ainda não são capazes de entender o código escrito devem ser ensinadas a ler, pois essa é a responsabilidade essencial da educação. Aprender a ler é reconhecido como a conquista mais importante dos primeiros anos de educação formal. O sucesso dos alunos, em muitas áreas de sua vida, está relacionado à sua capacidade de leitura. No que diz respeito ao papel do professor nesse processo, a propósito, convém destacar que as próprias percepções e crenças dos professores afetam suas instruções, os conhecimentos, as experiências e os objetivos a serem alcançados com os alunos. Nessa perspectiva, embora não exista um método perfeito para ensinar as crianças a ler, em todo o processo de ensino-aprendizagem é importante que professores, formuladores de políticas, pesquisadores e formadores de professores estejam sintonizados com as novas metodologias, para programarem as melhores estratégias para auxiliarem seus alunos a se tornarem leitores eficientes e críticos.
Uma questão que motiva esse estudo é a de que o Cordel, enquanto artefato estético e como gênero estreitamente ligado à mentalidade popular, pode contribuir, de maneira relevante, com a ampliação do leque de habilidades a serem trabalhadas com o aluno, visando a formação integral. Assim, além do elemento lúdico, o Cordel pode auxiliar a discutir valores, refletir sobre a identidade cultural nordestina, pensar a respeito dos pontos de contato entre o erudito e o popular, discutir e analisar formas de uso da língua portuguesa nem sempre valorizadas pela escola etc.
Código: |
L004-9786525045658 |
Código de barras: |
9786525045658 |
Peso (kg): |
0,253 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
Arusha Kelly Carvalho de Oliveira |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
153 |
Ano de edição |
2023 |
Número de edição |
1 |