Na expectativa de contar a história da educação de Juazeiro do Norte-CE em seus primeiros tempos, o percurso investigativo buscou responder às seguintes indagações: Quem foram os preceptores da educação em Juazeiro do Norte – CE? Com que práticas docentes os preceptores desenvolviam as suas atividades educadoras? E, mais especificamente, como os preceptores faziam a complementação da educação escolar em Juazeiro do Norte-CE entre 1930 e 1940? Em que medida os preceptores contribuíram para o desenvolvimento do sistema educacional do lugar e se estes corresponderam às expectativas de sua atuação e finalidade postas à época? Associaram-se ao objetivo de conhecer algumas características da trajetória pessoal e profissional desses professores o debate sobre as concepções e o modelo de educação da época, estratégias e procedimentos adotados no processo de ensino e de aprendizagem, desde a caracterização das salas de aula, suas funções pedagógicas e culturais, ou seja, os aspectos que caracterizam esta atuação numa sociedade historicamente delineada. Enfim, o estudo é uma tentativa de ampliar a reflexão para compreender as relações estabelecidas entre o universo escolar e social permeado por marcas históricas.
Código: |
L004-9788544439548 |
Código de barras: |
9788544439548 |
Peso (kg): |
0,320 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
Carmen Lúcia Tomás Bezerra |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
134 |
Ano de edição |
2020 |
Número de edição |
1 |