O livro Mediação em aulas de Matemática na educação superior é uma contribuição à educação e à educação matemática. Apresenta discussões relacionadas à mediação na instituição de processos que visam à significação de conceitos matemáticos por acadêmicos em formação profissional. Mediação, na perspectiva teórica histórico-cultural, é central e determinante na constituição das funções mentais superiores dos diferentes sujeitos. Nesta obra, mediação é entendida como um princípio teórico e se dá pelos meios (instrumentos e signos), o que possibilita a interpretação das ações humanas como social e semioticamente mediadas; tem, assim, uma natureza semiótica e mostra-se intrinsecamente articulada à significação. As discussões apresentadas desenvolvem-se em torno da significação do conceito vetor com tratamento da geometria analítica em aulas de Matemática na educação superior. A partir do conceito vetor, instaura-se, por entre diferentes situações ou fatos em aulas de uma disciplina de cursos de Engenharia, o percurso do estudo apresentado. Nesse contexto, a partir de referenciais teóricos da perspectiva histórico-cultural, com enfoque especial à teoria da atividade e à Atividade Orientadora do Ensino, formas de mediação, sustentadas por signos e instrumentos, possibilitam a indicação de que a organicidade das aulas de Matemática se faz a partir de ações intencionais do professor e concretizam-se na organização do ensino, à medida que o professor coloca-se em atividade de ensino e o acadêmico, em atividade de aprendizagem.
Código: |
L004-9788547341213 |
Código de barras: |
9788547341213 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
Cátia Maria Nehring |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
223 |
Ano de edição |
2020 |
Número de edição |
1 |