• Mediação em aulas de matemática na educação superior

O livro Mediação em aulas de Matemática na educação superior é uma contribuição à educação e à educação matemática. Apresenta discussões relacionadas à mediação na instituição de processos que visam à significação de conceitos matemáticos por acadêmicos em formação profissional. Mediação, na perspectiva teórica histórico-cultural, é central e determinante na constituição das funções mentais superiores dos diferentes sujeitos. Nesta obra, mediação é entendida como um princípio teórico e se dá pelos meios (instrumentos e signos), o que possibilita a interpretação das ações humanas como social e semioticamente mediadas; tem, assim, uma natureza semiótica e mostra-se intrinsecamente articulada à significação. As discussões apresentadas desenvolvem-se em torno da significação do conceito vetor com tratamento da geometria analítica em aulas de Matemática na educação superior. A partir do conceito vetor, instaura-se, por entre diferentes situações ou fatos em aulas de uma disciplina de cursos de Engenharia, o percurso do estudo apresentado. Nesse contexto, a partir de referenciais teóricos da perspectiva histórico-cultural, com enfoque especial à teoria da atividade e à Atividade Orientadora do Ensino, formas de mediação, sustentadas por signos e instrumentos, possibilitam a indicação de que a organicidade das aulas de Matemática se faz a partir de ações intencionais do professor e concretizam-se na organização do ensino, à medida que o professor coloca-se em atividade de ensino e o acadêmico, em atividade de aprendizagem.

Código: L004-9788547341213
Código de barras: 9788547341213
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,20
Autor Cátia Maria Nehring
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 223
Ano de edição 2020
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Mediação em aulas de matemática na educação superior