• Linguagem e formação

Quando falamos de formação de professores no Brasil, a partir de vivências educacionais, observamos que o professor/sujeito ainda não se sente como parte constitutiva desse processo de formação, não se percebe como ser dialógico. Cursos livres, de formação e pós-graduação são uma crescente na ótica do ensino – e da aprendizagem; como se essas fossem uniformes e, ao mesmo tempo hegemônicas.Em Rondônia, essa preocupação, por vezes, limita-se em ‘leitura e letramento’ – mais uma vez perpetuando a ideia-conceito de unicidade. Nesse sentido, o trabalho intitulado Linguagem e Formação: um olhar sobre o discurso metafórico dos professores egressos do Proformação em Rondônia – da estimada colega Ingrid Letícia, atualmente professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO – tenta de maneira clara e objetiva elucidar essas questões acima apontadas tendo como corpus o discurso dos professores egressos do Programa de Formação de Professores em Exercício (PROFORMAÇÃO), no período de 2004 a 2006.Ao longo dessa ancoragem a autora nos apresenta uma perspectiva memorialista a partir dos registros da construção da identidade do sujeito-professor, bem como variações no decorrer da vida profissional apontada como ‘relações ideológicas’ da sua história. Para fundamentar sua perspectiva, a professora Ingrid Letícia deleita-se nada mais, nada menos nas teorias da filosofia da linguagem em Mikhail Bakhtin [dialogismo e ideologia] e complementa com George Lakoff e Mark Johnson [conceitos metafóricos] constituindo, dessa maneira, uma possível reconstrução desses discursos implícitos no interior de cada história...

Código: L004-9788580425642
Código de barras: 9788580425642
Peso (kg): 0,210
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,20
Autor Ingrid Leticia Menezes Barbosa
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 108
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Linguagem e formação