história da Educação em Desenho: institucionalização, didatização e registro do saber em livros didáticos luso-brasileiros é dedicado aos amantes da arte e do desenho, aos acadêmicos e pesquisadores sobre o tema. Este livro conduz o leitor por uma trama histórica construída para apresentar os caminhos do conhecimento em Desenho enquanto saber didatizado, como disciplina escolar institucionalizada nos oitocentos. Os livros didáticos de Desenho luso-brasileiros, produzidos por professores, foram adotados como fonte de pesquisa empírica e lugar de registro de memória do saber escolar, em especial do desenho. O livro desperta no leitor um novo olhar sobre a história da Educação em Desenho, principalmente no que se refere ao entendimento do ensino do ler, escrever e contar, tão propagado pela academia quando se escreve sobre as escolas de primeiras letras. Pois, além desses saberes, o Desenho e o desenhar eram também campos teóricos a serem estudados e práticas a serem desenvolvidas sistematicamente para a formação de uma indústria nacional. Assim, a obra propõe-se à releitura dessa história e à reconstrução de uma história da Educação em Desenho, seguindo os caminhos da didatização e institucionalização desse saber nos espaços escolares públicos luso-brasileiros. Por sua trama histórica rica em detalhes, o livro traz um conteúdo marcante e inovador, leva o leitor pelo mundo do Desenho, o conhecimento e a linguagem e sua relação interdisciplinar com a Técnica, a Arte e a Ciência.
Código: |
L004-9788547321932 |
Código de barras: |
9788547321932 |
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Autor |
Gláucia Maria Costa Trinchão |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
389 |
Ano de edição |
2019 |
Número de edição |
1 |