As reformas educacionais iniciadas no Brasil na década de 1990, motivadas pela globalização, pelo neoliberalismo e pela justificativa do cumprimento de metas e melhoria da qualidade, reconfiguraram o contexto da escola pública, introduzindo técnicas de controle do trabalho docente com um discurso de eficiência por resultados paralelo à perda da autonomia, plano de carreira e saúde mental das(os) professoras(es). Esta obra analisou o Programa Gestão em Foco, responsável por implantar na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo o Método Melhoria de Resultados – MMR em parceria com a empresa Falconi Educação, revelando os elementos gerencialistas e performadores que responsabilizam as(os) professoras(es) dos resultados educacionais. Como referencial de análise foram adotadas as contribuições de Michel Foucault, bem como a Teoria da Atuação Política desenvolvida por Stephen Ball, Meg Maguire e Annette Braun em 2016. A obra contribui para as discussões sobre a implantação de políticas públicas voltadas à saúde mental das(os) professoras(es), a valorização da carreira docente, além de fomentar a análise crítica no campo das pesquisas em políticas e avaliação educacional.
Código: |
L004-9786525161891 |
Código de barras: |
9786525161891 |
Peso (kg): |
0,276 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,80 |
Autor |
André Luis Dolencsko |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
138 |
Ano de edição |
2024 |
Número de edição |
1 |