Fundamentos teóricos do ensino de Ciências de Base Experimental fruto da experiência acumulada de vários anos de pesquisas que visa conferir maior significado ao conhecimento científico em nossas escolas. O livro reúne diversas reflexões e propostas, apresentadas a partir de seus elementos teóricos, buscando correlacionar as atividades práticas desenvolvidas em escolas do Brasil e de outros países a suas bases epistemológicas, ao explicitar diferentes correntes de pensamento ligadas a educadores em diversas partes do mundo. Especial atenção foi conferida a iniciativas pioneiras desenvolvidas no Brasil de importância inegável e que são, ainda hoje, referência para projetos de investigação implementados nas mais diferentes instituições de pesquisa. A bibliografia citada no texto permite aprofundar não apenas os fundamentos históricos de propostas atuais, como também iniciativas e possibilidades desenvolvidas nos diferentes sistemas de ensino no âmbito da pandemia de Covid-19. O livro discute inovação tecnológica e como diferentes grupos sociais reagem a ela, ressaltando a reação a mudanças tecnológicas propostas pelo grupo “Pensamento Latino Americano de Ciência, Tecnologia e Sociedade”, dentro do marco da Sociologia do Conhecimento de Berger e Luckmann e da Filosofia da Ciência de John Ziman. São revisitados os diversos tipos de experimentos utilizados no ensino de Ciências e as possibilidades oferecidas pelos recursos tecnológicos digitais e seu vínculo com os trabalhos ligados ao estudo de concepções espontâneas de estudantes. A equidade de gênero e o combate ao racismo no contexto do ensino de Ciências são também discutidos. Referências históricas clássicas são revistas, ressaltando sua importância para entender a lógica de jovens estudantes diante de fenômenos naturais e tecnológicos, como a produção de gás oxigênio no contexto do dano pulmonar causado pelo vírus SARS-CoV-2. O movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade é retomado, aprofundando suas bases teóricas a partir dos trabalhos de Glen Aikenhead, contextualizado na discussão atual sobre as vacinas, a sua eficácia e os mitos que existem a seu redor, negando-as. O livro é uma síntese dos esforços que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência tem empreendido para aproximar as comunidades de educadores e cientistas e, certamente, será muito útil para todos os que buscam a melhoria de nosso ensino de Ciências.
Código: |
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Autor |
Ana Maria Santos Gouw |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
195 |
Ano de edição |
2021 |
Número de edição |
1 |