• Fundamentos teóricos do ensino de ciências de base experimental

Fundamentos teóricos do ensino de Ciências de Base Experimental fruto da experiência acumulada de vários anos de pesquisas que visa conferir maior significado ao conhecimento científico em nossas escolas. O livro reúne diversas reflexões e propostas, apresentadas a partir de seus elementos teóricos, buscando correlacionar as atividades práticas desenvolvidas em escolas do Brasil e de outros países a suas bases epistemológicas, ao explicitar diferentes correntes de pensamento ligadas a educadores em diversas partes do mundo. Especial atenção foi conferida a iniciativas pioneiras desenvolvidas no Brasil de importância inegável e que são, ainda hoje, referência para projetos de investigação implementados nas mais diferentes instituições de pesquisa. A bibliografia citada no texto permite aprofundar não apenas os fundamentos históricos de propostas atuais, como também iniciativas e possibilidades desenvolvidas nos diferentes sistemas de ensino no âmbito da pandemia de Covid-19. O livro discute inovação tecnológica e como diferentes grupos sociais reagem a ela, ressaltando a reação a mudanças tecnológicas propostas pelo grupo “Pensamento Latino Americano de Ciência, Tecnologia e Sociedade”, dentro do marco da Sociologia do Conhecimento de Berger e Luckmann e da Filosofia da Ciência de John Ziman. São revisitados os diversos tipos de experimentos utilizados no ensino de Ciências e as possibilidades oferecidas pelos recursos tecnológicos digitais e seu vínculo com os trabalhos ligados ao estudo de concepções espontâneas de estudantes. A equidade de gênero e o combate ao racismo no contexto do ensino de Ciências são também discutidos. Referências históricas clássicas são revistas, ressaltando sua importância para entender a lógica de jovens estudantes diante de fenômenos naturais e tecnológicos, como a produção de gás oxigênio no contexto do dano pulmonar causado pelo vírus SARS-CoV-2. O movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade é retomado, aprofundando suas bases teóricas a partir dos trabalhos de Glen Aikenhead, contextualizado na discussão atual sobre as vacinas, a sua eficácia e os mitos que existem a seu redor, negando-as. O livro é uma síntese dos esforços que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência tem empreendido para aproximar as comunidades de educadores e cientistas e, certamente, será muito útil para todos os que buscam a melhoria de nosso ensino de Ciências.

Código: L004-9786525015019
Código de barras: 9786525015019
Peso (kg): 0,290
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor Ana Maria Santos Gouw
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 195
Ano de edição 2021
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Fundamentos teóricos do ensino de ciências de base experimental