Este livro se dirige a leitores que se interessam pela linguagem e, mais especialmente, àqueles que se interessam pela alfabetização. Em nove capítulos, as autoras apresentam os resultados da pesquisa etnográfica que desenvolveram em duas salas de aula: uma de crianças e outra de jovens e adultos em processo de alfabetização. Articulando e contrastando as práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas nessas duas salas, ao longo de três anos, as autoras aprofundam uma reflexão sobre o lugar e o significado das práticas de uso, ensino e aprendizagem da escrita nas interações em sala de aula e suas relações com os processos de inclusão de crianças, jovens e adultos.Orientadas pelos princípios da Psicologia Histórico-Cultural e da Etnografia Interacional, as autoras concebem a sala de aula como espaço cultural no qual sujeitos encontram possibilidade de desenvolvimento e aprendizagem nas práticas sociais que nele se realizam. Mediante a descrição e a análise de vários casos e situações expressivos que acontecem nesse espaço, as autoras aprofundam uma reflexão sobre as condições de produção e uso da escrita, buscando o elo entre alfabetização e letramento. Configurando um painel rico e instigante para o leitor, esta obra traz importantes contribuições para a compreensão do papel da linguagem nos processos de ensino e aprendizagem e na construção das identidades dos sujeitos que deles participam. - Martha Lourenço Vieira
Código: |
L004-9788542301953 |
Código de barras: |
9788542301953 |
Peso (kg): |
0,230 |
Altura (cm): |
22,50 |
Largura (cm): |
15,50 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
Patrícia Guimarães Vargas |
Editora |
EDITORA UFMG |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
300 |
Ano de edição |
2017 |
Número de edição |
1 |