Ensinar Ciências nos anos iniciais com histórias em quadrinhos: a criação de sessões de leitura expõe uma breve linha do tempo das histórias em quadrinhos (HQs), relacionando o ensino das Ciências Naturais com o gênero narrativo em questão. O corpus de análise são seis histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa. As histórias foram analisadas mediante sua relação com o conteúdo conceitual de Ciências Naturais presente na estrutura curricular dos anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de investigar as contribuições das HQs no trabalho pedagógico desenvolvido nas aulas de Ciências Naturais. Apontam-se sugestões para a prática pedagógica em seu locus privilegiado: a escola. Contudo não se percebe os quadrinhos como panaceia para os problemas educacionais da sociedade, mas um instrumental com a potencialidade de viabilizar um ensino significativo e prazeroso para todos os envolvidos no processo dialógico de ensino-aprendizagem. As estratégias de ensino apresentadas são ancoradas na ludicidade, na contextualização e na leitura por andaime.
Código: |
L004-9786555235609 |
Código de barras: |
9786555235609 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,80 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
André Ferrer Pinto Martins |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
95 |
Ano de edição |
2020 |
Número de edição |
1 |