A educação primária é um tema de importância crescente na atualidade. Desde a aprovação da nossa última Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1996, até a recente aprovação do Plano Nacional de Educação, em 2014, ela vem sendo cada vez mais reconhecida e valorizada como direito social. Esse movimento, no entanto, implica não apenas na participação social para que sua ampliação seja efetivada, mas na necessidade de compreendermos historicamente esse nível de ensino e suas peculiaridades regionais. É preciso, portanto, voltarmos ao final do século XIX, quando houve a emergência do regime republicano e, em seu bojo, a defesa da educação como instrumento de transformação social. A escola pública passou a ser uma instituição-chave no processo de construção de um novo país. O Brasil todo, e particularmente o estado de São Paulo, assistiu a criação dos Grupos Escolares, com novos prédios e uma nova estrutura administrativa. Surgiram sujeitos como o diretor e do inspetor de ensino, além de toda uma rotina disciplinadora do cotidiano escolar. A coletânea organizada pelos professores Mauro Castilho Gonçalves e Cesar Augusto Eugenio visa lançar luz sobre esse processo, elucidando a configuração da escola primária no Vale do Paraíba paulista e fluminense, incluindo os municípios de São Luiz do Paraitinga e Ubatuba, no período que vai do final do século XIX até os anos 1940. Nesse cenário, emergiram as elites locais e suas redes de organização e disputa, fazendo da criação e expansão da escola pública um objeto de interesse. Trata-se, portanto, de uma leitura pertinente não apenas para pesquisadores do tema, mas para todos que querem conhecer um capítulo importante da nossa educação.
Código: |
L004-9788544406854 |
Código de barras: |
9788544406854 |
Peso (kg): |
0,350 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,60 |
Autor |
Cesar Augusto Eugenio |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
258 |
Número de edição |
1 |