Educação jurídica e a formação de profissionais do futuro é uma obra atual e envolvente que enfrenta a temática dos desafios da formação de profissionais do Direito no século XXI. A proposta está centrada na consolidação de um novo paradigma educativo sustentado em práticas docentes inovadoras e disruptivas. Questiona-se cada vez mais se as metodologias de ensino empregadas tradicionalmente pelos cursos jurídicos são suficientes para se pensar a formação do profissional do futuro. Tal provocação pode ser motivada, inicialmente, a partir da dificuldade de se conceber um modelo paradigmático centrado nas concepções de ordem, linearidade, certeza e segurança. No âmbito educativo, a concepção pedagógica adotada tradicionalmente nas escolas de Direito está voltada a um modelo centrado na figura do professor. Ao estudante, caberia apenas o papel de ouvinte em aulas marcadas pela inexistência de interação. Para esse modelo industrial e bancário, o ensino está restrito ao ambiente de sala de aula e é realizado, normalmente, por meio de aulas expositivas. Ocorre que pensar a educação jurídica no século XXI exige ressignificar os conceitos de tempo, espaço e processo pedagógico. é preciso reconhecer a incapacidade das faculdades de Direito de formarem profissionais aptos a atuarem em um contexto que convive com a insegurança, os riscos, os paradoxos e as contingências. Isso porque o paradigma adotado tradicionalmente pela ciência (e que tem consequências em sistemas como o educativo e o jurídico) está centrado nos postulados de ordem, certeza e estabilidade. A formação do profissional do futuro requer uma nova forma de pensar o Direito e o seu ensino.
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Autor |
Leonel Severo Rocha |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
151 |
Ano de edição |
2018 |
Número de edição |
1 |