Atuando desde 1999 em sala de aula, unidades de conservação e demais ambientes de aprendizagem a céu aberto, o professor Alexandre Leocádio Santana Neto deflagra, nesta obra, questões relacionadas à prática docente, nos anos iniciais do ensino fundamental, em compasso com a educação ambiental. Ao enfatizar o ensino de artes como um elemento-chave para a efetivação da interdisciplinaridade, apresenta, a partir das várias referências com as quais dialoga, uma orientação teórico-metodológica que se contrapõe ao que ele define como fabulação ambiental e terraplanismo pedagógico. Contumaz crítico dos imediatismos institucionais meramente pontuais, muitos deles voltados ao marketing de apelo midiático, somados à insistência em vincular essa questão apenas às Ciências Naturais, Alexandre Leocádio privilegia o protagonismo de profissionais de TODAS as licenciaturas no trato com a educação ambiental. Norteado pelas ideias do educador Paulo Freire:
Este livro não tem a intenção de “descobrir a pólvora”, apontar uma solução milagrosa, tampouco fornecer uma receita ou fórmula mágica para iniciativas que pretendam dialogar com a educação ambiental. Pretende, sim, encontrar pontos de convergência com o que já se pratica. Um diálogo entre colegas. Em busca de uma pedagogia de apropriação e não apenas de reprodução da temática “meio ambiente” na escola.
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L004-9786525037332 |
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Autor |
Alexandre Leocádio Santana Neto |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
72 |
Ano de edição |
2023 |
Número de edição |
1 |