O desafio de estudar a educação de Cuba é instigador, apresentando-se nas contradições que resultam das grandes mudanças no país, a partir da abertura econômica para o mercado financeiro, entendidas, paradoxalmente, como única possibilidade de resistência de um projeto socialista de Estado, após a queda do bloco soviético. Assim, a pedagogia imposta após a Revolução, cujos planos centralizados possibilitaram um alto controle, sofre as influências externas. Percebe-se um empenho em tentar acompanhar as novidades educacionais, ao mesmo tempo em que os valores revolucionários são constantemente reforçados. Entrevistas semiestruturadas, questionários e conversas informais com os professores acompanhantes e outras pessoas, além da utilização do método de observação direta, assim como o estudo de documentos, da legislação pertinente, de livros, artigos, programas de TV e visitas formam o quadro aqui apresentado.
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Autor |
Regina Maria Michelotto |
Editora |
EDITORA UFPR |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
137 |
Ano de edição |
2010 |
Número de edição |
1 |