A proposta abordada neste livro versa sobre a formação docente nos cursos de licenciatura em Educação Física e apresenta reflexões sobre o estágio curricular supervisionado. Acreditamos que a formação exigida para a profissionalização docente possa ser compreendida como vetor de mudanças nas práticas educativas, superando a ideologia legitimadora da qualificação profissional apoiada na racionalidade técnica para um contexto da racionalidade prática e crítica, pautada na indissociabilidade entre teoria e prática. Nesse sentido, o livro está estruturado em duas partes e tem como objeto de análise o processo de formação docente do licenciado em Educação Física em uma universidade amazônica, desde o estágio curricular supervisionado, organizado a partir de três dimensões: Documentos legais; Coordenador do curso; Docente orientador do estágio; e Discentes do 6º período da universidade estudada, cuja análise e discussão deram-se por meio da triangulação interativa dos dados. Constatou-se que a articulação entre formação inicial e as expectativas pessoais, sociais e profissionais podem produzir um espaço de mudanças e inovações no desenvolvimento da profissionalização docente. Esta obra apresenta uma proposta de estágio realimentado pelos sujeitos que vivem a teoria e a prática, pela profissão exercida e pelo compromisso com a Educação realizada nos âmbitos escolares. é indicada para docentes e discentes da educação superior, nos cursos de licenciatura, bem como para os gestores e professores que atuam na educação básica.
Código: |
L004-9788547337612 |
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9788547337612 |
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Autor |
Tania Suely Azevedo Brasileiro |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
181 |
Ano de edição |
2019 |
Número de edição |
1 |