Este livro se situa, definitiva e radicalmente, no plano do filme, o que ressalta na antropologia a adoção de um ponto de vista etnográfico que tem como objeto/sujeito a própria materialidade da obra cinematográfica. Aqui, nesse plano menor do cinema, privilegiam-se questões minimalistas, detalhes, cenas, cenários, visando operar uma metafísica do filme que abandona as grandes questões sobre o Cinema, para poder, justamente, exprimir relações outras, capazes de estabelecer ressonâncias entre o material do filme e o pensamento/relação social, que é, por definição, o objeto último da antropologia.
Nesse sentido, no plano do filme, de sua encarnação no mundo, são exibidas variedade e multiplicidade de modos de ser e estar, relações próprias que engendram sua metafísica, que nada mais é que sua manifestação de existência, daquilo que permite nos localizarmos nos planos do sensível, do inteligível, do gesto, do mínimo. Em outras palavras, o autor de O sorriso de Nanook realiza uma metafísica do filme, interrogando a respeito do seu “regime de existência”, do que se trata e das imagens que constrói, para, daí em diante, seguir suas manifestações no mundo.
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L004-9786553770096 |
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Autor |
Marco Antonio Gonçalves |
Editora |
MAUAD X |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
232 |
Ano de edição |
2022 |
Número de edição |
1 |