Este livro é uma coletânea de trabalhos de 11 autores nacionais e 4 internacionais, desenvolvidos no âmbito do Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (MIRE). O fenômeno religioso adquire novas configurações com a maior circulação dos meios de comunicação na vida cotidiana dos sujeitos e também no âmbito das instituições religiosas. Agregamos pesquisas sobre religião e comunicação/mídia nas mais diferentes áreas de conhecimento, a partir dos seguintes eixos: 1) a interação das instituições religiosas com os meios de comunicação para reforçar identidades e alteridades, realizar sua comunicação e instrução interna, efetuar propaganda, evangelização, proselitismo, e/ou para se inserir em amplos debates na esfera pública; 2) a assimilação de símbolos e imaginários religiosos pela chamada mídia secular para instrução e/ou entretenimento e/ou informação; 3) a interação que os agentes religiosos realizam com os meios de comunicação, religiosos e/ou seculares, seja para estreitar laços com sua tradição religiosa, ou para questioná-la ou para reelaborá-la; 4) a estreita relação que tem sido construída em religião, política e mídias, dado o espaço conquistado por grupos religiosos na esfera pública, transformando-a em arena de disputas por poder político e religioso – tais disputas são marcadas por manifestações de intolerância e, ao mesmo tempo, por processos de afirmação de grupos religiosos minoritários.
Código: |
L004-9788555073137 |
Código de barras: |
9788555073137 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
Magali do Nascimento Cunha |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
446 |
Ano de edição |
2019 |
Número de edição |
1 |