Este livro reúne esforços para analisar as possibilidades de construção de identidade étnico-racial de crianças de 0 a 5 anos no cotidiano de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Ao defender que a noção de identidade é socialmente construída, retrata o modo como as crianças percebem, entre elas e junto aos adultos, as questões ligadas à identidade étnico-racial. O marco teórico está articulado com uma concepção que identifica a criança como um sujeito social, atuante, capaz de se posicionar frente às experiências vivenciadas. Assim, inspirado nos estudos de Willian Corsaro, traz para primeiro plano a voz dos sujeitos privilegiados da educação infantil, ou seja, as crianças. E apresenta as análises realizadas com base na coleta de dados no decorrer da pesquisa de campo e no diálogo com importantes teóricos da área da infância e das relações raciais, entrelaçando conhecimentos que, sem dúvida, mobilizam interesses e reflexões em professores, gestores e pesquisadores. A leitura do livro é um convite a compreender mais acerca das relações que se estabelecem entre identidade étnico-racial e infância pequena no cotidiano da educação infantil.
Código: |
L004-9788547321918 |
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9788547321918 |
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Autor |
Arleandra Cristina Talin do Amaral |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
181 |
Ano de edição |
2018 |
Número de edição |
1 |