Uma importante publicação, na área do ensino de Geografia, para pesquisadores, licenciandos e pós-graduandos, assim como para os professores da Educação Básica. O livro apresenta uma discussão articuladora dos fundamentos geográficos, a partir dos aportes teóricos de Milton Santos, do pensamento complexo de Edgar Morin e da concepção de consciência crítica segundo Paulo Freire, abrindo espaços para uma orientação epistêmica inovadora das práticas de ensinar e aprender Geografia, com o objetivo central de contribuir para a formação de cidadãos críticos participativos. São discutidos conceitos fundamentais tanto do campo da Geografia, como pedagógico-didáticos em conotação filosófica e psicossocial, tais como consciência, totalidade, tempo-espaço, dialogia, mobilização etc. Esse contexto de análises relacionais dá suporte a proposições metodológicas para o ensinar e o aprender Geografia na Educação Básica. Tanto no conteúdo, quanto na forma, o livro problematiza e sustenta a formação da consciência espacial-cidadã na escola hodierna.
Código: |
L004-9788565888455 |
Código de barras: |
9788565888455 |
Peso (kg): |
0,245 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
15,00 |
Espessura (cm): |
0,90 |
Autor |
Sônia Maria Marchiorato Carneiro |
Editora |
EDITORA UFPR |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
172 |
Ano de edição |
2013 |
Número de edição |
1 |