As imagens das cidades fundamentam-se em um sentimento que acompanha as imagens desde sua origem funerária, nos tempos mais remotos: a ausência. Em princípio, se a imagem mostra, ela não ausenta, pois mostrar é tornar presente. No entanto, a imagem presentifica e ausenta simultaneamente. Sua capacidade de ser atemporal e perpétua é seu cerne, em oposição ao cerne da cidade, que é efêmera ao existir no tempo presente. Na passagem do efêmero ao perpétuo, o atemporal se torna real por meio da imagem que projeta nossa visão para o passado e para o futuro, substituindo, assim, o presente. O objetivo deste livro é compreender no que se fundamentam as imagens de Florianópolis. Essas imagens constituem-se tanto de fotografias quanto de discursos e têm a intenção de promover a cidade, atraindo turistas, investidores e novos moradores. As fontes de pesquisa foram selecionadas dentre a publicidade turística de Florianópolis e do estado de Santa Catarina, os anúncios privados de turismo e de condomínios residenciais, as matérias veiculadas em periódicos de circulação local, nacional e internacional e análises sobre os Planos Diretores. Chegou-se à conclusão de que, no intuito de divulgar a cidade, essas imagens que retratam Florianópolis mantêm um padrão fundamental: voltam seu foco para as memórias do passado e as potencialidades do futuro, expressando a ausência do tempo presente.
Código: |
L004-9786525012353 |
Código de barras: |
9786525012353 |
Peso (kg): |
0,170 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,80 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
Maria Helena Lenzi |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
119 |
Ano de edição |
2021 |
Número de edição |
1 |