As imagens das cidades fundamentam-se em um sentimento que acompanha as imagens desde sua origem funerária, nos tempos mais remotos: a ausência. Em princípio, se a imagem mostra, ela não ausenta, pois mostrar é tornar presente. No entanto, a imagem presentifica e ausenta simultaneamente. Sua capacidade de ser atemporal e perpétua é seu cerne, em oposição ao cerne da cidade, que é efêmera ao existir no tempo presente. Na passagem do efêmero ao perpétuo, o atemporal se torna real por meio da imagem que projeta nossa visão para o passado e para o futuro, substituindo, assim, o presente. O objetivo deste livro é compreender no que se fundamentam as imagens de Florianópolis. Essas imagens constituem-se tanto de fotografias quanto de discursos e têm a intenção de promover a cidade, atraindo turistas, investidores e novos moradores. As fontes de pesquisa foram selecionadas dentre a publicidade turística de Florianópolis e do estado de Santa Catarina, os anúncios privados de turismo e de condomínios residenciais, as matérias veiculadas em periódicos de circulação local, nacional e internacional e análises sobre os Planos Diretores. Chegou-se à conclusão de que, no intuito de divulgar a cidade, essas imagens que retratam Florianópolis mantêm um padrão fundamental: voltam seu foco para as memórias do passado e as potencialidades do futuro, expressando a ausência do tempo presente.
| Código: | L002-9786525012353 |
| Código de barras: | 9786525012353 |
| Peso (kg): | 0,170 |
| Altura (cm): | 21,00 |
| Largura (cm): | 14,80 |
| Espessura (cm): | 2,00 |
| Autor | Maria Helena Lenzi |
| Editora | APPRIS |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 119 |
| Ano de edição | 2021 |
| Número de edição | 1 |

