• Clube de ciências: desenvolvimento e aprendizagem conceitual de crianças

O espaço da escola sustenta práticas educativas e diversos trabalhos desenvolvidos, incorporando ao campo da educação dados expressivos sobre os processos de ensino e aprendizagem. Fazeres que estruturam a tessitura educacional, registrando dados e vivências que muitas vezes não transcendem as paredes da escola. Neste sentido, a obra revela uma situação que procura expressar por meio dos relatos e fotos, a experiência do desenvolvimento de um Clube de Ciências em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental. O trabalho desenvolvido pretendeu analisar o processo de elaboração de conceitos científicos por crianças, a partir do desenvolvimento e da participação em um Clube de Ciências. Estas reflexões aconteceram a partir da base teórico conceitual da escola histórico cultural, proposta por Lev S. Vigotski, apresentamos também algumas ideias na perspectiva histórico cultural como conceitos espontâneos e científicos, os amplificadores culturais utilizados pela professora no Clube de Ciências e indicadores de aprendizagem e desenvolvimento das crianças a partir das atividades no Clube de Ciências, considerando-se as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal. Apresentamos na obra um relato minucioso dos passos para a implantação e desenvolvimento de um Clube de Ciências, juntamente com as atividades que organizadas em conjunto com o grupo das 33 crianças e a professora da disciplina de Iniciação Científica. A partir desta disciplina, que aconteceu no contraturno, organizamos e implantamos o Clube de Ciências na escola. Destacamos o método investigativo da pesquisa sociocultural (WERTSCH, 1998), com abordagem na análise microgenética, preconizada por Vigotski. A intencionalidade da prática desenvolvida partiu de um desafio: o de apresentar e desenvolver uma proposta educativa que denominamos de Clube de Ciências, para apreendermos e compreendermos o complexo movimento de aprender ciências na escola. Concluímos ao final das atividades que as crianças sustentam um desenvolvimento conceitual científico, ainda na forma sincrética. A forma como a professora mediou às atividades durante os encontros no Clube de Ciências, permitindo contribuições significativas sobre a forma de aprender, facilitando ou até mesmo desafiando as crianças no desenvolvimento do pensamento conceitual enquanto participavam das atividades. Observamos, nos modos de falar e agir das crianças, avanços na dimensão conceitual, procedimental e atitudinal a partir dos conhecimentos desenvolvidos ao longo das atividades no Clube de Ciências. Percebemos ainda, que um dos fatores que influenciou a construção dos conhecimentos científicos contou com a mediação da professora, pela ação dialógica que estabeleceu com a turma e das crianças entre si. Podemos dizer que a implantação e o desenvolvimento do Clube de Ciências, na turma do segundo ano, possibilitaram momentos de aprendizagem significativa e diversificada, se pensar nas aulas tradicionais, que acontecem por intermédio das disciplinas regulares.

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Autor Graciele Alice Carvalho Adriano
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 173
Ano de edição 2019
Número de edição 1

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