A queixa escolar vem sendo estudada na Psicologia há muitos anos. Inicialmente, pensava-se que a falha, de origem biopsicológica, era de culpa do aluno, sendo este o único responsável pelas suas dificuldades. Após isso, criaram teorias que culpabilizavam suas famílias e a explicação era de origem socioeconômica. O sistema escolar também foi pensado como responsável pelas dificuldades apresentadas pelos alunos. Apesar da relação família-escola ser fator importante no surgimento de dificuldades escolares, ainda não existe uma comunicação produtiva entre essas. Essa forma de pensar a queixa escolar leva as famílias a buscarem atendimento em clínicas psicológicas para as queixas escolares de seus filhos. Considerando famílias e uma escola de uma cidade do interior do estado de São Paulo, de maneira interconectada e lançando um olhar sistêmico sobre as queixas escolares, este livro busca compreender a relação família- escola, sem procurar culpados para a dificuldade da criança.
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L004-9788547341190 |
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Autor |
Rosa Maria Stefanini de Macedo |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
96 |
Ano de edição |
2020 |
Número de edição |
1 |