O livro de Edna Rodrigues Araújo Rossetto relata estudo feito em duas Cirandas Infantis do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: a Ciranda Infantil permanente do Assentamento Dom Tomás Balduíno e a Ciranda Itinerante Paulo Freire do VI Congresso Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Seu objetivo foi trazer até o leitor os esforços ali realizados por uma educação emancipadora e integrada à vida. Investiga a organização do trabalho pedagógico analisando em que medida ele contribui para a formação das crianças numa perspectiva de transformação social.
Mostra como em meio à precariedade, mas eivado de vontade política guiada por um projeto de superação social, emergem os elementos constitutivos de novas formas de organização do trabalho pedagógico. O estudo aponta que as Cirandas Infantis têm um papel fundamental na formação das crianças, que se desenvolve em alguns momentos mais organizados, em outros, menos, devido às condições materiais e às limitações da realidade vivida.
Nesse processo, os meninos e as meninas vão se reconhecendo como sujeitos, fortalecendo sua luta e o pertencimento às causas sociais, uma vez que lutar e brincar fazem parte de sua vida e, brincando, chorando, rindo, pulando vão construindo uma educação emancipadora, protótipo de um novo projeto sócio-político. Em um momento em que o projeto sócio-político dominante, em crise, fortalece o individualismo e a meritocracia, os resultados aqui apresentados colocam – em momento oportuno – que não estamos condenados a viver tal projeto hegemônico e que outras formas de organização da educação podem ser construídas e exercitadas agora, apontando para novos horizontes de superação.
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Autor |
Edna Rodrigues Araújo Rossetto |
Editora |
EDITORA EXPRESSÃO POPULAR |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
272 |
Número de edição |
1 |