• Bullying e surdez no contexto escolar

Bullying e surdez no contexto escolar traz uma comparação entre o bullying envolvendo surdos e aquele que envolve apenas ouvintes e descreve a percepção de estudantes surdos sobre o clima escolar. Os dados utilizados foram levantados por meio do autorrelato dos alunos surdos e ouvintes obtidos a partir da percepção que os alunos têm da escola e de si mesmos – o que pode em certa medida destoar da realidade. Os estudos surdos, em especial na educação de surdos – oralismo, comunicação total, bilinguismo –, contribuíram epistemologicamente para a fundamentação desta obra, que também se propõe a compartilhar um estudo descritivo acerca da percepção do surdo sobre o ambiente escolar e sua relação com o bullying. O livro destaca a questão da identidade do pesquisador como sujeito surdo. Além disso, discute temas como o conceito da vitimização entre pares, a partir da teoria da Bioecologia do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner (2011); o bullying, sua caracterização, classificação e suas consequências; os sinais referentes à temática em Língua Brasileira de Sinais (Libras); e o bullying entre surdo-surdo, surdo-ouvinte e surdos, no contexto escolar.

Código: L004-9788547312503
Código de barras: 9788547312503
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,80
Espessura (cm): 0,20
Autor Bruno Pierin Ernsen
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 101
Ano de edição 2018
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Bullying e surdez no contexto escolar