O livro traz uma questão importante sobre o papel da mídia no consumo de álcool, particularmente, entre jovens. Partindo do pressuposto que a mídia tem um papel significativo na construção de representações sociais positivas em relação ao consumo de álcool, associando-o à beleza, ao sucesso, à liberdade, faz uma pesquisa em uma faculdade para saber como os jovens representam o consumo de álcool e, como diz a autora, procurou “adentrar o universo de jovens universitários e pesquisar suas representações sobre o alcoolismo e afins”. Partindo do referencial teórico da Teoria das Representações Sociais, formulada, inicialmente por Serge Moscovi na década de 1960 e, também, da Teoria Crítica, Bertoni buscou a influência da mídia na disseminação da ideia de liberdade, felicidade, juventude e virilidade presentes nas propagandas de cerveja. A autora conclui que a mídia pode influenciar o consumo de bebidas alcoólicas pelos jovens, mas este não é o único fator. Este livro representa o resultado de um importante estudo para se compreender o comportamento abusivo do consumo de álcool no Brasil, sendo seu conteúdo útil e necessário para pesquisadores, pais, educadores e os próprios adolescentes.
Código: |
L004-9788565608268 |
Código de barras: |
9788565608268 |
Peso (kg): |
0,158 |
Altura (cm): |
22,00 |
Largura (cm): |
15,00 |
Espessura (cm): |
0,70 |
Autor |
Luci Mara Bertoni |
Editora |
EDIÇÕES UESB |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
95 |
Ano de edição |
2015 |
Número de edição |
1 |