O livro “Curto & Grosso” começa com uma frase polêmica: “Ninguém gosta do Faveco”. O leitor chega até a se espantar, mas depois de ler os 45 artigos selecionados que foram publicados em vários veículos de comunicação ao longo da última década, vai entender o recado dado pela organizadora da obra, Christiane Marcondes Alves de Brito, na introdução de “Curto & Grosso – O Brasil de cabo arabo na visão de um publicitário politicamente incorreto”, publicado pela Geração Editorial (184 páginas, R$ 34,90).Flávio Corrêa, mais conhecido como Faveco é um dos profissionais de comunicação mais respeitados e premiados do Brasil. A suacarreira no mundo é extensa, polêmica e vitoriosa, como jornalista, publicitário e empresário.Faveco, ainda jovem, foi o escolhido pelo papa da comunicação do século XX, David Ogilvy, sem ao mesmo falar inglês, para trabalharna nova agência de publicidade que seria montada para atender a América Latina. O resultado final foram 25 anos de convivência como todo poderoso publicitário e trabalhos para Ogilvy & Mather nos cinco continentes.“Talvez o que tenha cimentado nossa amizade tão especial tenham sido alguns traços comuns de personalidade: a irreverência, eiconoclastia beirando o anarquismo, o inconformismo, o amor pelo bom texto, pela elegância, pela ética na publicidade e a compulsivabusca da perfeição. E o cigarro…”, conta Faveco, no texto “Meu amigo David”.Em “Curto & Grosso”, o autor mostra o seu espírito crítico aguçado para comentar os novos caminhos do mercado publicitário, daeconomia brasileira e da política, e não poderia deixar de lado lembranças do seu passado vencedor.O livro interessa não apenas aos profissionais de negócios, mas a publicitários, jornalistas e cidadãos dispostos a saber o quepensa um homem que, com as suas críticas, defende um melhor caminho para o futuro do país, sem partidarismo ou ambiçõespolíticas.Os textos estão divididos em quatro áreas: Comunicação, Brasil, Gestão e Memórias. Os artigos são sempre “curtos e grossos”e carregam uma análise contemporânea profunda e, às vezes, agressiva contra a postura de políticos, empresários e domercado em geral.Na área publicitária, Faveco comenta: “Como jornalista, publicitário e empresário, com mais de 20 anos de experiência trabalhandonos cinco continentes, talvez eu tenha um defeito de fabricação: para mim, o que vale mesmo é a ‘imagem de marca’, pois o grandesenhor do fato econômico é o consumidor, esteja ele onde estiver”.Flavio Corrêa é também um articulador político respeitado. Sozinho e nos bastidores de sua agencia de propaganda, por exemplo, elearticulou em 1993 toda uma campanha, nos meios de comunicação e junto aos partidos políticos, para a revisão constitucional.– Fizemos um barulho danado, com apoio da totalidade da imprensa, mas o Congresso, infelizmente, não votou favoravelmente. Noentanto, plantamos as sementes da cidadania e no governo seguinte, de Fernando Henrique Cardoso, várias de nossas propostasforam aprovadas, como as privatizações e a quebra do monopólio da Petrobrás na exploração do petróleo – lembra Flavio.E sobre ninguém gostar do autor, a organizadora explica: “As pessoas o amam ou odeiam. E é fácil explicar esse extremismo. OFaveco tem uma honestidade que não cabe em roda social. E uma genialidade que desagrada quem gosta de receitas testadas eaprovadas. Ele fala do futuro. As pessoas enxergam a ponta do nariz”, complementa Christiane Brito, jornalista, escritora eorganizadora de “Curto & Grosso”.“Faveco, grande amigo, excepcional jornalista e publicitário, que consegue transformar o óbvio sempre em um grandeacontecimento. Continue sua luta para não ser igual ao que não queremos. As ideias são um capital que só rende juros nas mãos dotalento como o seu. Meu abraço e respeito”, Alencar Burti, Presidente da Associação Comercial de São Paulo – ACSP – eFacesp – Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo“Milagrosamente – e ao contrário do que diz o Stephen Kanitz – sou amigo do Flávio Corrêa há mais de 40 anos. Sempre admirei essacapacidade que ele tem de falar alto, muito e sobre muitos assuntos.Seu livro refere-se a essas duas últimas virtudes (?) – e se você ler suas páginas imaginando o texto falado em 200 decibéis por umgaúcho gesticulante e enfático – então você sentirá o mesmo prazer que eu sinto por viver essa amizade tão ruidosa”, RobertoDuailibi, escritor, publicitário e sócio-fundador da DPZ“Ao longo da vida, encontramos, conhecemos e convivemos com pessoas, sempre sabendo que cada uma delas é única, nãoexistindo nenhuma que substitua outra. Todavia há certas pessoas das quais não nos esquecemos, por qualquer razão. É o caso doFaveco e, quando me lembro, vejo e falo com ele, sempre fi ca algo, diferenciando cada conversa e cada momento. Bom isso, gostodisso!”, Ozires Silva – Fundador da Embraer, ex-presidente da Petrobras e, atualmente, Reitor da Unimonte“Faveco é um gênio. Autodidata, sem curso superior e sem penduricalhos de mestrado e doutorado, é poliglota, conhececomunicação social e propaganda com profundidade e sabe decifrar política como poucos.Crítico ferrenho da mediocridade majoritária do empresariado pátrio e de nossa corrupta e egoísta classe política, tem sido, emmuitas causas, uma andorinha solitária fazendo verão.”, Fernando Ernesto Corrêa – Fundador da ANJ e da RBS