• O design de aparência de atores e a comunicação em cena

A concepção de que a identidade de um indivíduo está ligada à sua aparência, construída a partir de determinada organização de vestimentas, materiais ou objetos, signos evidentemente de grande poder de comunicação, parece ser, segundo a autora, herdeira de formas arquetípicas da expressão humana. A maneira de se representar um rei, uma rainha, um carrasco ou um assassino pode ser lida sob esse ponto de vista.
Nesse livro, no entanto, aparência não deve ligar-se diretamente à noção de estereótipos; remete antes à ideia de design de aparência, ou seja, não à representação propriamente dita do objeto, mas à sua sugestão. É esta,estratégia de persuasão que irá colocar em movimento, no imaginário do receptor da arte, todos os substratos da cultura que lhe permitirão apropriar-se de seu conteúdo.
Os modos de construir a aparência de atores que figuram em diferentes formas de arte, no teatro, em performances, na televisão ou no cinema, são estudados por Adriana Vaz Ramos. Suas análises nos levam a perceber as nuances presentes nessas formas de representação e desafiam nossa sensibilidade, pois compreender o design dessa aparência é apreender da obra o seu espírito.

Código: L004-9788539601813
Código de barras: 9788539601813
Peso (kg): 0,300
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,20
Autor Adriana Vaz Ramos
Editora SENAC SÃO PAULO
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 144
Ano de edição 2013
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O design de aparência de atores e a comunicação em cena

  • R$100,00