• Dança

Diante da necessidade de compreender e analisar a dança enquanto possível construtora de conhecimento em corpos com deficiência intelectual e, a partir disso, contribuir para a edificação da autonomia desses corpos, a autora busca verificar, numa perspectiva transdisciplinar, entre as áreas de dança, educação e saúde, a relevância da dança na construção desse ser cidadão e autônomo. Possibilitando a revisão e a quebra de paradigmas que entendem esses corpos como incapazes de autogerenciar suas vidas, as perspectivas de inclusão social abrem espaço para novos olhares e novas atitudes voltadas para os corpos com deficiência intelectual. Entre as ideias presentes nos três capítulos, o livro traz à cena a discussão acerca da deficiência intelectual, do corpo e da dança em prol da construção da autonomia desses corpos. Para dialogar com essa tríade, autores como Santos (1996), Correia (2004/2007), Mazzota (1996) e Sassaki (2004) trazem questões sobre deficiência em um contexto geral, social, cultural, artístico e educacional; Damásio (2002), Lakoff e Johnson (1999) e Llinás (2002) apresentam ideias sobre a organização sensório-motora e a construção do movimento; enquanto Greiner (2005) e Katz (2002/2005) apresentam as questões referentes à teoria do corpo mídia na busca de um entendimento sobre o corpo que, ao dançar, elabora as informações que vêm do ambiente em um diálogo contínuo. Esse aporte teórico aponta para um entendimento de corpo como uma construção que se faz num diálogo ininterrupto com o ambiente a partir do compartilhamento de informações.

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Autor Janiere Calasans de Almeida
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 91
Ano de edição 2022
Número de edição 1

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