O livro constrói um caminho para entender as variações que o movimento do corpo é capaz de criar, com reflexões especialmente aplicadas à dança, a partir da perspectiva da transformação, tema central da Teoria das Transformações Pontuais (do Desenho Geométrico) e da Teoria das Estranhezas, estabelecida por Ued Maluf. As duas teorias foram associadas ao pensamento de Rudolf Laban, coreógrafo e teórico do movimento e da dança, na tentativa de se compreender, sob essa ótica, como se constitui o movimento corporal. A partir de uma questão aparentemente simples - como olhar a dança e ver sua geometria -, Iris Brasil expõe de maneira clara algumas das relações que podem ser observadas entre arte e ciência - neste caso, entre dança e geometria.
O livro é dividido em três capítulos: "O movimento do corpo e sua estruturação espacial", em que é apresentada a Teoria das Transformações Pontuais, "Transformações: correspondências de eventos do corpo em movimento" e "Os sinais e caminhos do ponto na dança", em que a autora analisa a coreografia "Presenças no tempo", da Esther Weitzman Companhia de Dança, e trecho que mostra o solo da bailarina Carla Reichelt, tomando-se a coreografia e o solo como unidades de alta complexidade, unidades mosaico que se conformam mediante o tipo de transformação prevista na Teoria das Estranhezas.
Código: |
L004-9788522810048 |
Código de barras: |
9788522810048 |
Peso (kg): |
0,270 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,80 |
Autor |
Iris |
Editora |
EDUFF |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
145 |
Ano de edição |
2016 |
Número de edição |
1 |