Neste trabalho, Circe Bittencourt aborda a história do livro didático no processo de constituição do ensino escolar brasileiro no decorrer do século XIX e no início do século XX. A proposta é pensar o livro didático de forma ampla, acompanhando desde a sua concepção até a sua utilização em sala de aula. Esta é uma reflexão sobre o papel do livro didático na construção do saber escolar, que deve ser considerado em um conjunto mais geral no qual aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos se articulem, conferindo-lhe dimensão específica.Como os conteúdos dos manuais de História do Brasil e dos manuais de leitura, que prolongam seu discurso, contribuíram para forjar a identidade da nação? De que forma os manuais foram utilizados pelos professores e pelos alunos, tanto na sala de aula quanto fora dela? Essas são algumas das questões elucidadas nesta publicação, que trata da relação entre o livro didático e a construção do saber escolar. “O livro que o leitor tem em mãos é, simplesmente, o ato fundador da pesquisa sobre o manual escolar no Brasil.”
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| Autor | Circe Bittencourt |
| Editora | AUTÊNTICA |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 240 |
| Ano de edição | 2008 |
| Número de edição | 1 |

