Embora haja acordo entre os educadores de que a linguagem desempenha um papel central nas práticas educativas, devemos reconhecer que há necessidade de compreendermos melhor como ela se relaciona com o êxito escolar, com a promoção de aprendizagens significativas e com o desenvolvimento do pensamento. O livro Linguagem e Matemática: uma relação conflituosa no processo de ensino? aborda questões relacionadas à comunicação nas aulas de matemática apoiado em observações de episódios de ensino, destacando como as interações estabelecidas entre professor e alunos por intermédio da linguagem podem ou não contribuir com o aprendizado de matemática. A partir das situações observadas estabelecemos algumas categorias que se mostraram presentes na maior parte dos discursos estabelecidos entre professor e alunos: a boa resposta a qualquer preço; um diálogo de surdos; a negociação de poder; um partir do que o aluno alega saber; a negociação de significados e a matemática reduzida ao cálculo. Desse modo, acreditamos que, por apresentar situações interessantes, esta obra pode proporcionar boas reflexões, tornando-se assim uma leitura indicada seja a docentes, futuros docentes, pesquisadores e leitores que têm o interesse em compreenderem de que forma a comunicação e a linguagem estabelecidas em sala de aula contribuem ou não com a construção de conhecimentos matemáticos pelos estudantes.
Código: |
L004-9786525022628 |
Código de barras: |
9786525022628 |
Peso (kg): |
0,240 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
Regina Maria Pavanello |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
140 |
Ano de edição |
2022 |
Número de edição |
1 |