Recém-saída do nascedouro, em fins da década de 1960, a Semiótica foi atingida por uma verdadeira cruzada antiestruturalista que impediu a difusão de seus métodos no âmbito das Ciências Humanas, tanto na Europa como no Brasil. O interesse dessa teoria pela construção do sentido nos textos verbais e não-verbais era então interpretado como uma visão redutora de uma realidade social e psicológica mais ampla que teria primazia sobre esses conteúdos textuais. Se as bases da semiótica de A. J. Greimas estavam realmente fincadas em princípios estruturais, seus projetos para o futuro eram bem outros: compreender não só a organização dos enunciados, mas também a instância e os mecanismos da enunciação; descrever não só a razão, mas também a emoção que acompanha os discursos; identificar valores éticos, estéticos e políticos; desvendar as estratégias persuasivas implicadas em toda a comunicação; analisar as atuações publicitárias e as manifestações artísticas de um modo geral. Enfim, os projetos eram ambiciosos e, felizmente, persistiram na pena de poucos, mas decididos, estudiosos da construção do sentido.Hoje, com a publicação deste volume, dedicado à análise de textos mitológicos, políticos, publicitários, literários, de filmes, canções, histórias em quadrinhos, espetáculos de dança e até locução esportiva, temos a sensação de que a Semiótica ressurge, madura e bem articulada, para ocupar o lugar que sempre lhe pertenceu de direito no seio da vida social.
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| Autor | Ivã Carlos Lopes |
| Editora | EDITORA CONTEXTO - LIVROS UNIVERSITÁRIOS |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 288 |
| Ano de edição | 2005 |
| Número de edição | 2 |

