A retórica, mesmo em suas formas mais primitivas, tem sido utilizada como instrumento, desde que existe a linguagem humana, para transcender a mera descrição utilitária do que se percebe como realidade. Assim como a própria humanidade cresceu com a retórica, a escola, central para a formação e para o crescimento, usa-a retórica mesmo inconscientemente. Os textos que compõem esse livro, de autoria dos pesquisadores do Grupo de Estudos Retóricos e Argumentativos – ERA, exploram a retórica na escola nesse tempo de grandes transformações em que vivemos. No artigo de abertura, Aidil Navarro e Fernanda Sbroggio discorrem sobre perspectivas retórico-argumentativas para o processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita no ensino básico. No percurso apresentado, as contribuições da sociorretórica incluem sobretudo dois pontos: a constituição do auditório pelo professor e a contextualização do espaço comunicativo no trabalho com o texto. Essas duas ações localizam o momento da escrita ou da leitura, orientam o processo, fazem surgir compreensões e percepções necessárias ao exercício e não subtraem do estudante o papel da criação.
Código: |
L004-9788580393651 |
Código de barras: |
9788580393651 |
Peso (kg): |
0,360 |
Altura (cm): |
24,00 |
Largura (cm): |
17,00 |
Espessura (cm): |
1,30 |
Autor |
Luiz Antonio Ferreira |
Editora |
BLUCHER OPEN ACCESS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
196 |
Ano de edição |
2018 |
Número de edição |
1 |