"Deve-se ler as letras de canções como se fossem poemas? É possível, no caso de canções cujas melodias estão fortemente atreladas às letras, dissociá-las no momento da leitura? Ou a intenção dos organizadores dessas compilações é contribuir para o sucesso das rodas de violão, garantindo que todos possam entoar as letras das canções?" Essas e outras questões postas pelo autor perpassam as páginas deste livro, onde Lauro Meller, adotando um tipo de análise em perspectiva diacrônica, com instrumental teórico apurado, debruça-se com argúcia sobre seu objeto de estudo, ou seja, a produção de alguns cancionistas brasileiros que, ao longo dos tempos no Brasil, desde o século XVIII, dedicaram-se a esse gênero híbrido de arte. Os músicos/poetas ou poetas/músicos estudados são Domingos Caldas Barbosa, cujas modinhas e lundus animaram os saraus da corte portuguesa de seu tempo; o romântico Laurindo Rabelo; e ainda Catulo da Paixão Cearense, Noel Rosa, Cartola. E a música popular brasileira em geral, com suas diferenças e traços próprios, é mais um assunto, entre tantos outros aí tratados com erudição e competência. Melânia Silva de Aguiar
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| Autor | Lauro Meller |
| Editora | APPRIS |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 347 |
| Ano de edição | 2015 |
| Número de edição | 1 |

