• O rádio como espaço educativo de jovens e adultos

O rádio como espaço educativo de jovens e adultos se dedica a observar o processo de aprendizagem de jovens e adultos que aprenderam ler e escrever na Universidade Popular Comunitária (UPC), localizada em Cuiabá, estado de Mato Grosso. O processo formativo visava a reforçar a aprendizagem a partir da realidade cotidiana dos estudantes, e uma das características em comum dos estudantes era o gosto e o prazer de ouvir rádio. Com isso, no planejamento coletivo foi decidido que o rádio serviria como espaço educativo e que poderia oportunizar aos estudantes ir além da escrita e da leitura, ganhando contornos, por exemplo, na construção da cidadania. Um elemento que chama a atenção quando se trabalha com a pedagogia por intermédio do rádio é a apropriação da fala, da voz, como pertencimento. Nesse sentido, o livro apresenta uma experiência educativa que se constitui enquanto possibilidade de construir, reconstruir, desconstruir, sistematizar, disseminar e se apropriar dos conhecimentos de modo libertador e autônomo. Entende-se que esses elementos são fecundos para a ampliação do espaço de criatividade, de invenção e reinvenção. Educador e educando são parceiros nessa busca. O que se espera dessa dinâmica é a possibilidade do surgimento do pensar certo (FREIRE, 2007), criativo e espontâneo. Boa leitura!

Código: L004-9786555234794
Código de barras: 9786555234794
Peso (kg): 0,220
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor Cristóvão Domingos de Almeida
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 119
Ano de edição 2021
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O rádio como espaço educativo de jovens e adultos