Embora os primeiros “ombudsmen” – termo que designa os representantes dos leitores nos jornais dos Estados Unidos – do jornalismo americano tivessem aparecido nos anos 60 do século XX, o New York Times, no entanto, recusou firmemente durante mais de três décadas contratar também um, invocando a suposta obrigação dos seus próprios editores de representar os leitores.
No entanto, em 2003, após uma longa série de delitos jornalísticos cometidos pelo jornalista Jayson Blair no The New York Times, o diretor, Howell Raines, foi afastado. No próprio dia em que entrou em funções – 3 de Julho de 2003 – o novo diretor executivo, Bill Keller, anunciou a criação do lugar de provedor do leitor.
Assim, em Setembro desse ano Daniel Okrent é convidado para o cargo, que aceitou.
Este livro é uma antologia dos artigos que Okrent publicou no The New York Times durante o tempo que exerceu essas funções (de Outubro de 2003 a Maio de 2005), escritos nascidos de investigações ou objeções que recebeu dos leitores ou de pessoas que tinham sido referidas pelo jornal.
Trata-se assim de uma obra de reflexão sobre a ética e o papel do jornalismo na sociedade.
Código: |
L004-9789724413730 |
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Autor |
Daniel |
Editora |
EDIÇÕES 70 |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
332 |
Ano de edição |
2008 |
Número de edição |
1 |