• Masculino, o gênero do jornalismo

No prefácio, Christa Berger salienta que a diferença deste estudo, em relação a outros que analisam o discurso jornalístico e estudam as rotinas produtivas nas redações dos jornais, está em sua originalidade por observar as relações entre os valores dos jornalistas, a escolha das pautas e a construção das notícias a partir da mirada de gênero:
"O jornalismo tem gênero e o gênero do jornalismo é masculino, conclui a autora. Porque masculino é o padrão que organiza a visão de mundo da sociedade e porque o jornalismo está em sintonia com o que circula hegemonicamente na sociedade. Aprende-se com o trabalho, que a noção de gênero transcende posições de homem ou mulher e se refere a relações de poder no interior de práticas sociais desiguais. Marcia demonstrou, através de fina escuta, os meandros das relações que legitimam o padrão heteronormativo".
Vencedor do Prêmio Adelmo Genro Filho como melhor Dissertação de Mestrado produzida no Brasil em 2011 na área de Jornalismo, este trabalho inaugura um novo viés teórico radical e emancipatório nos estudos sobre a notícia em nosso país, além de representar um exemplo de rigor metodológico que merece ser conhecido por quem se aventura na pesquisa nesta área de conhecimento.

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Autor Marcia Veiga da Silva
Editora INSULAR
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 344
Ano de edição 2014
Número de edição 1

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Masculino, o gênero do jornalismo