O livro Educação literária no ensino médio: percursos etnográficos apresenta uma leitura sobre representações de educação literária. Propõe-se a investigar como os conteúdos das representações presentes no contexto de escolas públicas de Salvador (BA) sugerem formas de apropriação do texto literário a partir de modelos de educação literária junto a professores e estudantes do ensino médio. Para alcançar os resultados, o percurso metodológico aplicado foi a pesquisa de inspiração etnográfica realizada em duas escolas públicas estaduais da capital baiana. O autor também relembra a sua atividade leitora como crucial para interpretar os dados coletados. Como resultado, a pesquisa apurou a existência de três modelos de educação literária coexistentes nas duas escolas investigadas. Dentre os modelos, o que mais se destacou foi o historiográfico-literário, calcado na periodização da literatura, através da identificação com a historiografia literária brasileira e com as propostas apresentadas no livro didático de literatura e nos documentos escolares, cuja finalidade visava à aprovação dos estudantes nos exames a partir da memorização dos conteúdos. Por outro lado, também foram registrados o modelo de concepção pedagógico-literária, verificado a partir das práticas docentes, e o modelo concebido de educação literária, resultante das escolhas e dos gostos dos estudantes em relação à leitura literária. Por seu denso conteúdo e linguagem simples, esta obra torna-se uma excelente fonte de conhecimento a todos que se interessam pela temática aqui discutida (especialmente professores e pesquisadores das áreas de Letras e Educação) e que buscam ampliar o seu repertório de leitura.
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Autor |
Oton Magno Santana dos Santos |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
287 |
Ano de edição |
2020 |
Número de edição |
1 |