A obra "Comunicação e Universidade: reflexões críticas”; inova ao reunir para o leitor o pensamento teórico de atuantes pesquisadores do campo, como José Marques de Melo, Carlos Chaparro e Margarida Kunsch, a contribuição crítica dos professores Eduardo Magrone e Antônio Hohlfeldt, como também a experiêcia prática, resultado do trabalho de planejamento e gestão de ações de comunicação, realizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais. A primeira parte da obra,“Pensar a Comunicação e a Universidade”; apresenta importantes referenciais teóricos para o entendimento crítico da Comunicação na Universidade. Os artigos de ângelo ésther, Eugêia Barichello, Márcio Simeone Henriques, Wilson Bueno e Boanerges Lopes incorporam novas reflexões sobre a instituição no ambiente complexo da contemporaneidade. A segunda parte, “Retratos da Comunicação na UFJF”;, é composta por relatos e estudos de caso, que expõem de forma crítica os processos de criação e utilização de produtos e serviços desenvolvidos pelo Setor de Comunicação da UFJF. Três autores contextualizam a Universidade em abordagens de cunho historiográfico: Lola Yazbeck, Christina Musse e Guilherme Fernandes, cujos textos mostram como a comunicação consolida-se como estratégia de gestão. Outros autores, de forma reflexiva, apresentam as ações comunicacionais. Flávia Lopes, Raul Mourão, Tais Marcato, Juliana Araújo e Frederico Belcavello escrevem sobre as novas plataformas de distribuição de conteúdos e as redes sociais como suportes para a comunicação. Carolina Nalon Silveira analisa as relações com a imprensa em situações de crise. As jornalistas Bárbara Duque e Oseir Cassola revela complexa produção de um veículo de jornalismo científico e cultural. Cristiano Rodrigues e Mariana Musse apresentam os bastidores da concepção de campanhas institucionais e o jornalista Zilvan Martins mostra o desafio da comunicação para a divulgação da tecnologia e inovação. Afinal, é um livro único com abordagem polifônica para questões que inquietam todos aqueles interessados nas delicadas relações entre a Comunicação e a Universidade.
| Código: | L002-9788547327781 |
| Código de barras: | 9788547327781 |
| Peso (kg): | 0,200 |
| Altura (cm): | 23,00 |
| Largura (cm): | 16,00 |
| Espessura (cm): | 0,20 |
| Autor | Christina Ferraz Musse |
| Editora | APPRIS |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 313 |
| Ano de edição | 2019 |
| Número de edição | 1 |

