Este livro quer ser uma conversa informal sobre a situação da educação formal escolar e suas perspectivas de futuro. O propósito maior dessa conversa é falar sobre o desmonte da escola e de seu sistema em todo o Brasil, desmonte mascarado de modernidade, mas eficaz em seus métodos e argumentos. Para isso, o texto aborda a história das tensões, diálogos, legislações da educação pública brasileira nos últimos 100 anos, chegando à universalização das vagas ao Ensino Básico. Surgem, então, no século XXI, novas variáveis. As tecnologias digitais, com seu poder econômico-luminoso-profético, tornaram-se o cavalo de Troia tanto para a entrada de verdadeiras democratizações e qualidade de vida, como também, na mesma embalagem, de promessas falsárias. Discutem-se neste livro as investidas das plataformas digitais, dos algoritmos e da inteligência artificial (IA) como as indutoras de inovações que ameaçam dizimar a figura do professor, da aprendizagem colaborativa e democrática, assim como a própria relação intrínseca entre os currículos escolares e os projetos de nação e de vida em comum.
| Código: | L002-9786585957342 |
| Código de barras: | 9786585957342 |
| Peso (kg): | 0,153 |
| Altura (cm): | 21,00 |
| Largura (cm): | 14,00 |
| Espessura (cm): | 0,70 |
| Autor | Fernando José de Almeida |
| Editora | EDITORA CAJUÍNA |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 130 |
| Ano de edição | 2025 |
| Número de edição | 1 |

