• Jornalismo e IA generativa

A inteligência artificial generativa, que produz texto, imagem, vídeo e áudio, vai tirar os empregos dos jornalistas? E se não, quais serão as alterações provocadas no ensino e na prática do jornalismo? É possível confiar na infalibilidade dos algoritmos a ponto de entregar-lhes decisões éticas e subjetivas que, até recentemente, ninguém questionaria ser um direito privativo de humanos? Perguntas como essas são enfrentadas neste livro com investigação, dados e consistência teórica para a análise daquilo que se oculta atrás de argumentos como “segredos industriais” ou “etapas de desenvolvimento”, e que, de maneira temerária, ultrapassa fronteiras éticas.
Entrelaçando com fluidez Ciências Sociais Aplicadas e Computação, o livro investiga a construção da própria ideia de “inteligência artificial”, associando-a ao diálogo permanente do jornalismo com tecnologias que influenciam na percepção de grupos sobre si e sobre os “outros”. A adoção ética de ferramentas de IA nas redações jornalísticas é defendida, mas não só em caráter instrumental: compensações precisarão ser dadas por empresas que optaram por modelos de IA que estigmatizam, degradam o meio ambiente e ignoram ordenamentos legais.

Código: L004-9786553771642
Código de barras: 9786553771642
Peso (kg): 0,320
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor Nemézio Amaral Filho
Editora MAUAD X
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 180
Ano de edição 2024
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Jornalismo e IA generativa